A trajetoria do serviço social no brasil
O artigo a seguir vem demonstrando resumidamente o desenvolvimento do serviço social no Brasil,como a criação das escolas,e a fuga da idéia de caridade e o seu surgimento como profissão. A trajetória do serviço social no Brasil como especialização do trabalho se deu no inicio dos anos 30,o ponto marcante foi a criação do (CEAS),centro de estudos e ação social de são Paulo,em 1932.a mesma tinha há condensação das ações sociais e católicas.E como principal finalidade obras de filantropias das classes dominantes paulista sob a cobertura da igreja.
Surge então o primeiro curso na área, “curso intensivo de formação social para moças.mestrado por Mlle. Adele Loneaux da Escola Católica de serviço social de Bruxelas.
O objetivo central do CEAS era promover a formação de seus membros pelo o estudo da doutrina social da igreja e fundamentar sua ação nessa formação doutrinaria e no conhecimento aprofundado dos problemas sociais e visando a torna mais eficiente a atuação dos trabalhadoras sociais. A escola de serviço social passou por rápidos processos de adequação.o primeiro se dar através de convenio firmado entre o CEAS e o Departamento de serviço social do estado,em 1939,para a organização de centros familiares. O instituto de serviço social (SP),surge em 1940 como desmebramento da escola de serviço social. Já no Rio de janeiro tem como marco do serviço social,A Primeira semana de Ação Social(1936),surgindo o (GAS)Grupo de ação social,orientado pelo o padre belga Valere Fallon,S.J.-sociologo e economista catedrático da faculdade de filosofia de louvain. Em 1937 surge o Instituto de Educação Familiar e Social-composto das escolas de serviço social (instituto social)e Educação