A trajetoria do serviço social no brasil
ELOIDES COELHO DE SOUSA
TRAJETÓRIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL
ELOIDES COELHO DE SOUSA
TRAJETÓRIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral da disciplina interdisciplinar de serviço social.
Prof: Adarly Rosana Goes,Sergio de Goes Barbosa, Lisneia Rampazzo,Marcio Bastos
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 A TRAJETORIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL...........................................04
2.1 O ESTADO NOVO E A ASSISTENCIA SOCIAL 07
3 CONCLUSÃO 10
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
O objetivo primacial de nosso trabalho e falar o que vem a ser, como surgiu o serviço social no Brasil. Para este entendimento apresentamos um breve histórico da profissão, desde a sua gênese, 1930 até o dia de hoje. Esta retrospectiva se fez necessária para que se possa compreender, ainda que de modo rápido, a relação entre o positivismo e o negativismo, a fenomenologia, a dialética e o Serviço Social brasileiro no âmbito do serviço social no Brasil nos dias de hoje.
A TRAJETORIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
Oque vem a ser serviço social, significa uma profissão de nível superior e pode ser exercidos somente pelos profissionais diplomados em instituições de ensinos reconhecidos pelo ministério da educação e devidamente registrados no conselho regional de serviço social (CRESS). A pessoa que se forma no curso de Serviço Social é denominada de assistente social.
Com o inicio de processo de industrialização e urbanização no pais, surgiu o serviço social no Brasil, que tinha como alvo prioritário as mulheres e as crianças, isso se deu no ano de 1930.A emergência da profissão encontra-se relacionada à articulação dos poderes dominantes (burguesia industrial, oligarquias cafeeiras, Igreja Católica e Estado varguista) à época, com o objetivo de controlar as insatisfações populares e frear qualquer possibilidade de avanço do