anatomia
Um material cerâmico é um tipo de material inorgânico, não metálico, compostos normalmente de elementos metálicos e um não metálicos. Os materiais cerâmicos pode ser cristalinos ou parcialmente cristalino. Eles são formados pela ação do calor e subsequente resfriamento. São bom isolantes e também tem a propriedade de ter uma temperatura de fusão e resistência muito elevada. Além disso, o seu módulo de Young (tendendo ao limite elástico que se forma em um ensaio de tração) também elevado, também mostram um modo de ruptura frágil.
As cerâmicas são comumente dividas em dois grandes grupos:
Concepção artística de um ônibus espacial entrando na atmosfera terrestre, quando a temperatura atinge mais de 1.500°C.
Cerâmica Tradicional - Inclui cerâmica de revestimentos, como ladrilhos, azulejos e também potes, vasos, tijolos e outros objetos que não tem requisitos tão elevados se comparados ao grupo seguinte.
Cerâmica "Avançada" criatura, ou de engenharia - Geralmente são materiais com solicitações maiores e obtidos a partir de matéria prima mais pura. são abstraidos motivo, ferramentas de corte para usinagem, tijolos refratários para fornos.
Classificação :Os materiais cerâmicos podem ser classificadas de diversas formas, o mais usual é classificação por aplicação. Outras formas de classificação mais aprimoradas são:
Composição química
Óxidos, Carbetos, Nitretos e Oxinitretos. Origem Mineralógica Quartzo, bauxita, mulita, apatita, zircônia, entre outros. Método de moldagem Compressão isostática, colagem por barbotina (slip casting), extrusão e moldagem por injeção, calandragem entre outros.
História da cerâmica
As peças de cerâmica mais antigas são conhecidas por arqueólogos foram encontradas na Tchecoslováquia, datando de 24,500 a.C. Outras importante peças cerâmicas foram encontradas no Japão, na área ocupada pela cultura Jomon há cerca de oito mil anos, talvez mais. Peças assim também foram encontradas no Brasil na