Anatomia
Normalmente, os indivíduos do sexo masculino possuem dois testículos. Cada um apresenta-se envolto por uma grossa cápsula de tecido conjuntivo denso, denominada túnica albugínea.
lóbulos do testículo: Nos lóbulos dos testículos encontramos grande quantidade de finos longos e sinuosos ductos, de calibre quase capilar, que são denominados túbulos seminíferos contorcidos.
Esta última é espessada na superfície dorsal dos testículos para dar origem ao mediastino do testículo, do qual partem septos fibrosos. Estes, por sua vez, penetram no parênquima testicular dividindo-o em compartimentos piramidais, conhecidos como lóbulos do testículo
mediastino do testículo: A metade superior da borda posterior do testículo representa propriamente o hilo do mesmo, recebendo a denominação especial de mediastino do testículo.
O mediastino do testículo é uma faixa axial de tecido conjuntivo (aproximadamente mm. de espessura) que desce, da parte dorsal da borda inserida, profundamente na glân-dula.
rede testicular: Os túbulos seminíferos formam no mediastino uma rede, a rede do testículo. Os ductos eferentes da rede, de uma dúzia em número, saem na extremidade dorsal do mediastino.
Estes conectam os túbulos seminíferos com um labirinto de canais anastomosados, revestidos por um epitélio simples pavimentoso ou cubóide, dando origem à rede testicular
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4 :Definir epidídimo: O epidídimo consiste em um delgado ducto, com aproximadamente 4 a 6 m de comprimento, altamente contorcido, dobrado em um espaço de somente 7 cm de comprimento, responsável pela coleta e armazenamento dos espermatozoides produzidos nos testículos.
Situa-se posteriormente ao testículo,