Anatomia
Vinicius Luiz Mageste Santos – 1ª Período de Radiologia- Manha
ARTROLOGIA/ SISTEMA ARTICULAR
CONCEITOS: A artrologia é o estudo das articulações e uniões entre os ossos , que são chamadas simplesmente de articulações .
DEFINIÇÕES: Articulações são uniões entre dois ou mais ossos que possibilitam o movimento, seja ele restrito ou livre entre as peças. O esqueleto possui três tipos de articulações, divididos de acordo com o movimento que as conexões ósseas proporcionam, considerando o tipo de tecido que se interpõe as peças articuladas.
FUNÇÕES: Possibilita o movimento o movimento restrito, elástico e o livre entre as peças ósseas.
TIPOS DE ARTICULAÇÕES:
ARTICULAÇÃO FIBROSA: Possibilita o movimento restrito entre as peças ósseas. Na verdade, ocorrem apenas vibrações entre os osso, porque entre eles o tecido existente é o conjuntivo fibroso. É formada por:
*Suturas: articulações fibrosas que se encontram entre os ossos do crânio, ligando-os entre si.
*Sindesmose: articulações fibrosas permeada por tecido fibroso, como membrana ou ligamento interóssea, encontradas na articulação tíbio-fibular e a rádio-ulnar.
*Gonfose: articulação entre os dentes e os alvéolos da maxila e da mandíbula.
ARTICULAÇÃO CARTILAGINOSA: Possibilita o movimento elástico entre as peças ósseas; o tecido que se interpõe entre os ossos é o cartilaginoso. É formada por:
*Sínfise;
*Sincondrose;
ARTICULAÇÃO SINOVIAL: Possibilita livre movimento entre as peças ósseas e para isso, possui as seguintes estruturas:
*Cápsula articulas;
*Cavidade articular;
*Cartilagem articular;
*Disco articular;
*Menisco articular;
MIOLOGIA/ SISTEMA MUSCULAR
CONCEITOS: Miologia é a área da anatomia que estuda os músculos e seus anexos. O termo foi cunhado a partir dos termos gregos μυς (músculo) e λογος (estudo).
DEFINIÇÕES: De uma forma muito geral podemos definir um músculo como um órgão com propriedade contráctil, ou seja, de diminuir a sua longitude