O que é participação política?
A palavra política têm origem na Grécia antiga. Para Aristóteles, filósofo que viveu em Antenas no século quatro antes de cristo, o homem é um animal político e sendo assim tem necessidade natural de conviver entre semelhantes. “Política” refere-se a vida entre semelhantes, que na Grécia antiga tal união aconteceria na pólis. A política na pólis vai proporcionar organização e regras para a convivência dos homens, tratará também de decisões e interesses da população. Assim podemos concluir que a política são ações que cada indivíduo exerce dentro de um grupo para alcançarem o bem comum.
O Homem: Animal Político
O ser humano tem a necessidade de viver em sociedade. Tais necessidades são caracterizadas como físicas e psicológicas, assim o ser humano não consegue manter-se sozinho. Está união pode vir da busca por alimentos para anteder uma comunidade, como também por meio do afeto ou religião.
Deve-se lembrar que todos os homens são iguais, não tendo um maior valor que outro. Entretanto o convívio em sociedade traz diferenciações entre níveis econômico sociais criando uma espécie de valorização do indivíduo, podendo acarretar em conflitos entre estes.
Problemas Políticos: Problemas de Todos
Problemas políticos são aqueles que afetam a convivência dos seres humanos e influem sobre a organização, o funcionamento e os objetivos da sociedade. Dessa forma, os conflitos surgem a partir da valorização de alguns indivíduos rebaixando a natureza humana de outros, esquecendo que todos a mesma proteção.
Quando falamos de sociedade devemos lembrar que essa união procurará zelar por seus indivíduos, considerando que esse é influenciado pela sociedade ao mesmo tempo influi sobre ela. A Necessidade de Tomar Decisões
Estar viva já obriga a pessoa tomar decisões. Essas decisões podem tratar de assuntos exclusivos da pessoa, está na maioria das vezes não traz consequências para a sociedade, ou decisões que serão tomadas em grupo