Participação Política
A partir de alguns elementos importantes, vários estudiosos entenderam a palavra política de um jeito, porém concordaram que as pessoas deveriam colaborar umas com as outras sem a necessidade de uso da força e com base nisso, a definição de Dallari sobre política seria a seguinte: “Política é a conjugação das ações de indivíduos e grupos humanos dirigindo-as a um fim comum.”
Partindo da idéia de que o homem não consegue viver sozinho, nem mesmo o homem mais rico, uma vez que todo ser humano tem necessidades afetivas, psicológicas e espirituais que só podem ser atendidas com a ajuda de outras pessoas, temos a certeza que a vida em sociedade é uma necessidade da natureza humana e que todos temos o mesmo valor. Embora com o mesmo valor, a vida em sociedade gera inúmeros conflitos pois cada um tem seu modo de agir, de pensar, suas preferências, etc.
Independentemente da situação seja ela ou de interesse de um indivíduo ou de um grupo social, cada membro da sociedade sofre influência mas também exerce algum tipo de influência. Assim, todos os problemas no que diz respeito à convivência social, são problemas da coletividade e as soluções devem ser tomadas em conjunto, levando os interesses da sociedade.
Houve muitos obstáculos entre o final do século XVIII e o final do século XX em relação a participação política da sociedade. Embora haja um considerável avanço, a sociedade está muito longe de ter plena igualdade de participação.
Segundo Dallari, todas as pessoas tem o dever de participar da vida social e exercer influência sobre as decisões de interesse comum, porém muitos se recusam com