anatomia
CURSO TECNICO DE RADIOLOGIA
DISCIPLINA ANATOMIA E FISIOLOGIA
PROFESSOR SALMO CAETANO
Fisiologia da Felicidade
Clistenes Sousa
BELÉM- PA
2012
1. Introdução: Neste trabalho, se pretende informar quais esses hormônios e como eles atuam no corpo humano. E ainda informar e sugerir, dando dicas de como se pode combinar alimentos e hábitos de vida saudável para uma melhor atuação desses hormônios e conseqüentemente a manutenção de uma vida mais prazerosa.
2. Hormômios da Felicidade e do Bem Estar
Sempre que estamos felizes, temos uma sensação de bem estar, um friozinho na barriga que nos mantem sorrindo o tempo todo, isso acontece devido aos hormônios da felicidade que nosso organismo libera enquanto temos esse tal bem estar. A endorfina, por exemplo, se divide em 20 ou mais categorias diferentes, é um neurotransmissor que tem todas as mesmas características. É produzido na glândula pituitária ou na hipófise e armazenado nas vesículas sinápticas. Tem efeito de relaxar e dar prazer causando uma sensação de bem estar e euforia, também aumenta a resistência, pois melhora o sistema imunológico, combate aos radicais livres, diminui a produção dos hormônios do estresse e melhora a memoria.
Figura 1: Cápsulas de Felicidade.
A liberação deste hormônio acontece quanto se pratica exercícios físicos. Quanto maior a intensidade maior a quantidade de endorfinas liberadas. Quanto mais você sorrir, mais felicidade permanece com você.
A dopamina é um neurotransmissor ela é produzida no cérebro e armazenada nas vesículas sinápticas, trabalha no sistema de compensação do organismo.
Seus efeitos ativam os centros do prazer em determinadas áreas do cérebro.
Figura 2. : Localização das Glándulas.
A liberação desses hormonios ocorrem, geralmente, com o consumo de café, chocolate e gordura; escutar musica, principalmente, canções que você goste, fazer trabalho voluntario ou doações, obter conquistas pessoais ou