Anatomia
Passo 1
Artérias : Levar o sangue arterial para todas as partes do corpo. Como o sangue chega com muita pressão às artérias devido à sístole ventricular, as artérias são ricas em fibras elásticas e musculares.
Arteríolas : através das artérias o sangue é liberado para os capilares, regulando o fluxo sanguíneo – pressão sanguínea periférica. Vaso sanguíneo muito fino, que se encontra na parte terminal das artérias em contato com a rede capilar.
Capilares: Onde ocorrem as trocas entre o tecido e o sangue. São finíssimos e as últimas ramificações das artérias. Como é responsável pelas trocas entre sangue e tecido, tem que ser muito fino, portanto só possui uma camada de célula (endotélio - túnica íntima), muito porosa.
Vênulas: através das vênulas o sangue pobre em oxigênio retorna dos capilares para as veias, fazendo um intercambio entre os tecidos e nos processos inflamatórios. Podendo influenciar o fluxo de sangue nas arteríolas. Tem paredes mais finas que as arteríolas, uma camada media de musculatura e tecido elástico e com uma camada externa de tecido conjuntivo fibroso. Apresenta estrutura semelhante a dos capilares.
Veias: levam o sangue venoso de volta ao coração. Como o sangue já chega sem força às veias, elas não precisam ser tão elásticas e por isso são mais rígidas do que as artérias. O sangue quando passas pelas veias subindo pelo corpo em direção ao coração por isso as veias apresentam válvulas que só abrem pra cima, deixando o sangue subir e não voltar.
Passo 2
A eliminação da urina é feita através do sistema urinário. Os órgãos que compõe o sistema urinário são os rins e as vias urinárias - compreendem o ureter, a bexiga e a uretra.
O aparelho urinário tem a tarefa de separar do sangue as substâncias nocivas e de eliminá-las sob a forma de urina. Uma pequena parcela da absorção do álcool começa no estômago e a maior parte no intestino delgado. Atravessa o fígado e penetra na corrente sanguínea, alcançando o