anatomia
O sistema respiratório do ser humano é composto por vários órgãos necessários para o seu funcionamento geral tendo a origem de uma troca de gases constantes. O sistema respiratório é formado por nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos, pulmões, diafragma. Órgãos extremamente responsáveis pela entrada de ar ou oxigenação e a liberação de gás carbono.
A traqueia, Brônquios, bronquíolos formam a chamada arvore brônquica.
Movimento respiratório: chamados de inspiração a entrada de ar nos pulmões e expiração o movimento de saída do ar dos pulmões para o meio externo. A respiração é controlada automaticamente por um centro nervoso exatamente na medula espinhal.
Esse centro nervoso faz a estimulação do diafragma para conseguimos a inspiração, depois a expiração.
A respiração das características essenciais dos seres vivo. Resume-se na absorção pelo organismo de oxigênio (O2) e a eliminação do gás carbono (CO2) resultante das oxidações celulares. No corpo humano esse processo é realizado pelo sistema respiratório.
O oxigênio é indispensável a produção de energia no corpo, e obtido do ar atmosférico.
Durante a inspiração, o diafragma se contrai, a caixa torácica se expande e o ar penetra nos pulmões. Durante a expiração, o diafragma relaxa, a caixa torácica diminui de volume e o ar é expulso dos pulmões.
O primeiro segmento por onde passa o ar, fossas nasais durante a inspiração as passar pelo nariz, o ar é filtrado, umidificado e aquecido, em seguida passa pela boca após a passagem antes de atingir a laringe o ar deve passar pela faringe, que também serve de passagem para os alimentos, a laringe normalmente permite apenas a passagem do ar, em seguida passa pela traqueia, pequeno tubo cartilaginoso que liga as vias respiratórias superiores às inferiores, logo em seguida o ar passa pelos brônquios e a arvore bronquial continua-se ramificando em túbulos cada vez menores, ai sim chamados de bronquíolos, chegando aos