anatomia
É o sistema de proteção do esqueleto dos seres vivos e engloba a pele, pêlos, unhas e glândulas. Ele é composto por camadas como derme e epiderme (parte mais externa). Revestem todos os órgãos vivos. O sistema tegumentar proporciona proteção do corpo contra o meio ambiente, abrasões, perda de líquido, substâncias nocivas e microorganismos invasores. Através do revestimento: pêlos, penas e escamas.
Também é responsável pela regulação do calor através das glândulas sudoríparas e vasos sanguíneos. Pela Secreção de gordura pelas glândulas sebáceas. Além de permitir a sensibilidade por meio dos nervos superficiais e suas terminações sensitivas; além da proteção pela impermeabilização de queratina.
Epiderme
É a camada mais superficial da pele, sendo, a que está diretamente em contato com o exterior. É tecido epitelial multiestratificado, isto é, formado por várias camadas de células justapostas.
Anexos da epiderme: dentes, chifres, esgalhos, unhas e pelos.
A epiderme penetra na derme e origina os folículos pilosos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas. Na derme encontramos ainda: músculo eretor de pêlo, fibras elásticas (elasticidade), fibras colágenos (resistência), vasos sanguíneos e nervos. As Camadas: basal, espinhosa, granulosa, transparente e córnea.
Derme
A derme, localizada imediatamente sob a epiderme, é um tecido conjuntivo que contém fibras protéicas, vasos sangüíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. As principais células da derme são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras e de uma substância gelatinosa, a substância amorfa na quais os elementos dérmicos estão mergulhados. AS Camadas: papilar e reticular.
Tecido subcutâneo
Sob a pele, há uma camada de tecido conjuntivo frouxo, o tecido subcutâneo, rico em fibras e em células que armazenam gordura (células adiposas ou adipócitos). A camada subcutânea, denominada hipoderme, atua como reserva energética, proteção contra