anatomia
Existem várias maneiras de se determinar o pH de uma solução aquosa e cada uma delas pode ser escolhida de acordo com a precisão do resultado que se espera da medida. Entre as mais comuns, temos: papel indicador de tornassol, papel indicador universal, soluções de indicadores e pHmetros (potenciômetro).
Papel de tornassol: com o papel de tornassol apenas consegue-se saber se a solução é ácida ou básica pela cor adquirida pelo indicador, sem nenhuma indicação quantitativa de acidez ou basicidade deta solução. Se o objetivo for apenas verificar se a solução é ácida ou básica, este é um método que fornece bons resultados.
Papel tornassol
Solução ácida
Solução básica
Azul
Vermelho
Azul
Vermelho
Vermelho
Azul
Papel indicador universal: o papel indicador universal é impregnado com um indicador que possui cor característica para cada pH. Existem papéis cuja coloração do indicador muda quando o pH varia de 1 unidade e também, papéis mais precisos, que mudam sua coloração quando o pH varia de 0,5 unidade. Com estes papéis é possível determinar aproximadamente o valor do pH da solução tendo-se uma idéia quantitativa desta. Porém, o resultado é sempre aproximado podendo levar a alguns erros. Entretanto, quando não se necessita um resultado muito preciso do valor de pH, este método serve perfeitamente. Uma medida mais exata do pH é efetuada com pHmetros.
Soluções de indicadores: indicadoes são, geralmente, ácidos ou bases orgâncias fracas que possuem a propriedade de Ter uma cor quando estão na sua forma não ionizada e outra cor quando estão na sua forma ionizada.
Exemplo:
HIn H+ + In-
InOH OH- + In+ Cor A Cor B A cor apresentada pelo indicador depende da concentração de íons hidrogênio presentes na solução. A principal característica dos indicadores é que a variação da cor que corresponde ao meio ácido para a cor que corresponde ao meio básico não é brusca, mas ocorre num certo intervalo de pH