Anatomia
1. Os Níveis de organização do corpo humano. Assim como as letras do alfabeto, formas palavras, frases que constituem uma linguagem. O corpo humano está organizado, desde as estruturas microscópicas do átomo até o complexo organismo. Nos seguintes níveis:
• NIVEL QUIMICO: Constituem as reações que formam a organização de átomos e moléculas específicos que diferenciam os seres vivos dos minerais. Os átomos são as menos unidades de matéria que participam das reações químicas. A reunião de átomos forma as moléculas. Deste modo, a molécula combina-se para formar as estruturas do próximo nível de organização: o nível celular.
• O NIVEL CELULAR: As células são as unidades estruturais e funcionais básicas de um organismo e as memores unidades vivas do corpo humano. Elas contem estruturas especializadas denominadas de organelas. Como por exemplo: o núcleo, as mitocôndrias e os lisossomos que desempenham funções específicas.
• NIVEL TECIDUAL: È o nível seguinte de organização estrutural.
Os tecidos são grupos de células. Existem quatro tipos básicos de tecidos em nosso corpo: o tecido epitelial, o tecido conjuntivo, o tecido muscular e o tecido nervoso.
• NIVEL ORGANICO: Os diferentes tipos de tecidos se unem, para formar as estruturas do corpo, denominadas de órgãos que, geralmente apresentam uma forma reconhecível, compostos de dois ou mais tipos de tecidos diferentes e tem funções específicas.
• NIVEL SISTEMICO: Os órgãos se reúnem relacionados pelas afinidades das funções que desempenham em comum, para formar os sistemas. Neste sentido o organismo é formado pela integração dos sistemas.
Figura 1.
2.. Os processos vitais: São definidos como o conjunto de funções que permitem assegurar a manutenção das condições estruturais e funcionais dos sistemas corporais, adaptando-se às condições externas do meio ambiente. Podemos destacar seis processos vitais importantes nos seres humanos: