Anatomia
Latim “recreare” – criar novamente, no sentido positivo, ascendente e dinâmico. Recreação: é a expressão pelas atividades prazerosas, sem limitação de idade, que traz satisfação, bem estar físico, mental e alegria.
1.
Deve ser encarada pelo praticante como um fim em si mesmo, sem que se esperem benefícios ou resultados específicos. Descompromisso/ não se busca retorno ou recompensa. Deve ser escolhida livremente e praticada espontaneamente, segundo interesse próprio e não imposto pelo outro
3.
Deve levar o praticante a estados psicológicos positivos (prazer, alegria, descontração). Deve estimular a criatividade/liberdade de atitudes e mudanças. A recreação de cada grupo é escolhida de acordo com o interesse comum de cada participante. Tendência de agrupamento.
4.
2.
5.
1
25/9/2012
Atividades espontâneas, prazerosas e criadoras, que o indivíduo busca para melhor ocupar o seu tempo livre. Tem por excelência duas funções: lúdica e educacional.
Os jogos e brincadeiras podem ser aplicados nas diversas faixas etárias, sem distinção, mas cada uma delas vai sofrer alterações e interferências nos seus procedimentos de aplicação, nos recursos que serão utilizados ou na metodologia de organização e aplicação de suas estratégias.
Uma importante habilidade a ser desenvolvida pelo profissional do Lazer é o conhecimento das diferentes características e comportamentos das diferentes faixas etárias do ser humano, e a partir desse conhecimento desenvolver ou adaptar as atividades lúdicas com o objetivo de estimular a prática.
FAIXA ETÁRIA
CARACTERÍSTICAS
NECESSIDADES - Paciência e coerência por parte dos adultos para a execução de tarefas simples e com muita energia,com o uso de materiais variados e fartos; - Materiais e equipamentos que permitam desenvolver seus músculos e sua imaginação, estímulo da criatividade e do convívio com outras crianças;
-Início do desenvolvimento da função simbólica, base para a aquisição da