Panorama mundial e nacional
Dentre as glândulas anexas, daremos destaque: glândulas salivares, pâncreas, fígado e a vesícula biliar. A função das glândulas salivares é umedecer o alimento e lubrificar a cavidade oral, iniciando assim, a digestão. O pâncreas produz enzimas digestivas que irão agir no conteúdo do intestino delgado e secreta hormônios (insulina e o glucagon). O fígado produz bile, importante para a digestão de lipídios; importante papel no metabolismo dos hidratos de carbono, lipídios e proteínas; inativa e metaboliza muitas drogas. A vesícula biliar reabsorve água da bile e a armazena (bile).
(1) Glândulas Salivares:- Pequenas: esparsas pela cavidade oral.- Grandes (3 pares): parótida, submandibular e sublingual (compostas por adenômeros).- Unidade glandular: porção secretora (células epiteliais glandulares) e ductos intercalares, estriados e excretores.- Nota-se células mioepiteliais.- Revestimento: cápsula de tecido conjuntivo (colágena) originando septos interlobulares, que por sua vez, originam os lóbulos glandulares. - Vasos e nervos atingem a glândula pelo hilo.
a) Parótida: - Glândula acinosa composta.- Porção secretora: exclusivamente células serosas (produzem amilase).
b) Submandibular: - Glândulas tubuloacinosas compostas.- Porção secretora: células mucosas (claras) e serosas (escuras).
c) Sublingual:- Glândula tubuloacinosa composta.- Predomínio de células mucosas. Função:Glândulas salivares secretam saliva que umedece e lubrifica a boca e os alimentos (células mucosas).Secretam amilase salivar cuja função é digerir os glicídios.
Obs. Saliva contém IgA-secretora (SIgA) – sua função é defender o organismo contra a entrada de microorganismos estranhos.
Divisão
Porção Secretora
• Formada por ácinos com células mucosas ou serosas e células mioepiteliais• Células Serosas:- Formato Piramidal, base larga sobre a lâmina basal e ápice com microvilos pequenos e irregulares, voltados para o lúmen- Possui muitos