Válvulas de refluxo
INSTITUTO DE CIÊNCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA – ICET-TO
CAMPUS MUCURI
ALTAMIRO JUNIO
DIELEN MATOS
EMERSON CONTÃO
GLEDSA VIEIRA
KAROLINY MARTINS
NAYARA RAMALHO
TIAGO GUSMÃO
VÁLVULAS DE REFLUXO
TEÓFILO OTONI – MG
ABRIL/2012
ALTAMIRO MENDES
DIELEN MATOS
EMERSON CONTÃO
GLEDSA VIEIRA
KAROLINY MARTINS
NAYARA RAMALHO
TIAGO GUSMÃO
VÁLVULAS DE REFLUXO Trabalho apresentado à disciplina EHD-150 – Instalações e Equipamentos Hidráulicos I, do Curso Superior de Engenharia Civil, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus do Mucuri, para obtenção de nota.
Prof. José Aparecido Leite
TEÓFILO OTONI – MG
ABRIL/2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 5
2.1. Válvulas de retenção 5 2.1.1. Válvula de retenção horizontal 5 2.1.2. Válvulas de retenção com portinhola 7 2.1.3. Válvula de retenção vertical 9 2.1.4. Válvula de retenção para fundo de poço 11
3. CONCLUSÃO 12
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1. INTRODUÇÃO
Válvulas são dispositivos que compõem as tubulações dos sistemas industriais, e basicamente podem exercer as funções de bloqueio, retenção e regulagem (controle de fluxo). Existem diversos tipos de válvulas, cada qual com suas características próprias, de forma que cada uma está voltada ao atendimento de alguma das funções citadas, cada qual com suas vantagens e desvantagens. São essas características que determinam a viabilidade de utilização de uma válvula em uma determinada aplicação. Contudo, não é o interesse desse trabalho discutir a infinidade de aplicações e tipos de válvulas existentes, senão aquelas relacionadas com o contra-fluxo.
a) Válvulas de bloqueio: São as que, através de um comando