Medição de vazão
Nos dias atuais, a água ganhou tamanha importância que passa a ser considerada recurso natural estratégico. Teoricamente, por ser um recurso renovável, a água deveria estar sempre disponível para a população do planeta. Porém, como o consumo tem excedido a renovação da mesma, atualmente verifica-se um stress hídrico, em outras palavras, há escassez de água e também a diminuição da sua qualidade principalmente junto aos grandes centros urbanos, sobretudo devido à poluição hídrica por esgotos domésticos e industriais.
No âmbito do desenvolvimento sustentável, o manejo sustentável dos recursos hídricos compreende as ações que visam garantir os padrões de qualidade e quantidade da água dentro de sua bacia hidrográfica. Hoje é aceito o conceito de gestão integrada dos recursos hídricos como parâmetro de gestão da água.
Quase todos os países já adotaram uma "legislação das águas" dentro da disciplina de Direito Ambiental. No Brasil é a Lei 9.433/97 também denominada Lei das Águas.
A água possui diferentes tipos de uso, tais como: irrigação, abastecimento, energia hidráulica, controle de enchentes, piscicultura, lazer e outros. A fim de valorizar este recurso em função da sua natureza renovável e fluida, devemos nos importar com a necessidade de integrar a gestão da água em função destas diferentes utilidades.
Dentro do manejo sustentável dos recursos hídricos, há o estudo da mensuração de vazão da água. Na aula prática ministrada pelo Professor Doutor Adão Vagner, nos foi demonstrado várias metodologias de mensuração de vazão de condutos livres, cabendo aos alunos apresentar posteriormente qual método foi o mais preciso.
Materiais e métodos
O conceito de vazão pode ser dado como o volume de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto livre ou forçado, por uma unidade de tempo.
No caso da aula prática, foi utilizado um conduto livre, uma curva de nível de aproximadamente 100m, que foi construída pelo professor nas