Trabalho
FORD
Henry Ford
(1863(1863-1947)
Dearborn Michigan/USA
AS INOVAÇÕES DE FORD
Trabalhou na Detroit Edison Co. Realizou testes bem sucedidos com motor à gasolina Fundou a Ford Motor Co. (1903) Lançou o Modelo T (1908) Instalou a Linha de montagem (1914/1915) Foi o primeiro motorista com habilitação nos Estados Unidos
FORD E A NOVA TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO
Princípios de funcionamento da linha de montagem: montagem:
O componente deve percorrer a menor distância possível da primeira à ultima fase; A peça sempre retorna ao mesmo lugar; Uma rede de deslizadeiras distribui as peças.
Linha de montagem de Ford
Segundo Ford:
O resultado destas normas é a economia de pensamento e a redução ao mínimo dos movimentos do operário, que, sendo possível, deve fazer sempre uma só coisa com um só movimento. movimento.
FORD E A ORGANIZAÇÃO
O modelo de integração vertical de Ford: Buscou agregar (quase) todas as fases do processo ligadas, direta ou indiretamente, ao produto; Centralizou todo o processo decisório; Buscou o controle total sobre o processo de produção e sobre o trabalho e a vida de cada operário.
FORDLÂNDIA – BRASIL (1928(1928-1945)
Segundo Ford:
Para certa classe de homens, o trabalho repetido, ou a reprodução homens, contínua de uma operação idêntica, por processos que não variam nunca, constitui um espetáculo horrível. A mim, me causa horror. horror. Por preço algum do mundo poderia fazer todos os dias as mesmas coisas. Entretanto, atrevo-me a dizer que para a maioria a atrevorepetição nada tem de desagradável. Com efeito, para certos temperamentos a obrigação de pensar é uma verdadeira tortura, porque o ideal consiste em operações que de modo algum exijam instinto criador. Os serviços que exigem esforço mental e físico criador. gozam de mui limitada popularidade e não encontram aceitação.
FORD E SEUS OPERÁRIOS
Five Dollars Day: um novo sistema de pagamentos Day:
Pagamento de cinco dólares ao dia