Medição de vazão
Instituto de Recursos Naturais
Fenômenos de Transporte II
Medição de Vazão
Prof. Dr. José Carlos Escobar Palacio
Veruska Alves - 15644
Engenharia Hídrica
Turma PB
Itajubá, 2012
Sumário:
1. Introdução
2. Objetivo
3. Materiais e Métodos
4. Desenvolvimento Teórico
5. Procedimento Experimental
6. Resultados e Discussões
7. Conclusões
8. Bibliografia
1. Introdução
A medição da vazão é essencial a todas as fases da manipulação dos fluidos, incluindo a produção, o processamento, a distribuição dos produtos e das utilidades. Ela está associada com o balanço do processo e está diretamente ligada aos aspectos de compra e venda dos produtos. Uma medição confiável e precisa requer uma correta engenharia que envolve a seleção do instrumento de medição, a sua instalação, a sua operação, a sua manutenção e a interpretação dos resultados obtidos. O conjunto formado pelo medidor e os trechos da tubulação antes e depois do medidor deve ser considerado globalmente e não apenas o medidor isolado. Este conjunto pode incluir retificadores de vazão, reguladores do perfil da velocidade, removedores de vórtices, filtros, tomadas de medições. A vazão de fluidos é complexa e nem sempre sujeita à análise matemática exata. Diferente do sólido, os elementos de um fluido vazando podem mover em velocidades diferentes e podem ser sujeitos a acelerações diferentes.
2. Objetivo
O presente relatório tem como objetivo principal comparar as diferentes metodologias para se medir vazão, em especial: venturi, vertedor e flutuador.
3. Materiais e Métodos
A medição da vazão inclui, no seu sentido mais amplo, a determinação da quantidade de líquidos, gases e sólidos que passa por um determinado local na unidade de tempo. Podem também ser incluídos os instrumentos que indicam a quantidade