ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTIVO
DO SISTEMA DIGESTIVO
SISTEMA DIGESTIVO OU
DIGESTÓRIO
Os alimentos só podem ser absorvidos pelo organismo após sofrerem modificações químicas que possibilitem sua absorção pela corrente circulatória.
Os nutrientes não absorvidos são eliminados sob a forma de fezes.
SISTEMA DIGESTIVO OU
DIGESTÓRIO
A digestão é o processo pelo qual grandes moléculas orgânicas presentes nos alimentos como proteínas, carboidratos, lipídeos, etc. são quebradas em moléculas menores pela ação de enzimas digestivas - processo chamado de catabolismo. Estas enzimas diferem entre si pela substância que irão digerir
(substrato), locais de atuação ao longo do tubo digestivo e condições de acidez (pH) ideais para seu funcionamento.
SISTEMA DIGESTIVO OU
DIGESTÓRIO
O tubo digestivo é constituído pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, ampola retal ou reto e ânus, e por órgãos auxiliares da digestão denominados órgãos anexos: o pâncreas, a vesícula biliar e o fígado. Os órgãos digestivos são revestidos por células epiteliais cuja função é fabricar o muco que permite o deslizamento do bolo alimentar e secretar as enzimas que irão quebrar as grandes moléculas.
PROCESSO DIGESTÓRIO
A digestão inicia-se na boca, constituída pelos dentes, língua, palato duro (céu da boca), palato mole (região onde situa-se a úvula ou “campainha” da garganta) e três pares de glândulas: as parótidas, as submandibulares e as sublinguais, responsáveis pela liberação da saliva, denominadas glândulas salivares maiores porque além delas existem pequenas glândulas salivares esparsas. Estas glândulas secretam cerca de um litro a um litro e meio de saliva diariamente – a qual é basicamente composta por água, o que auxilia a diluir o bolo alimentar, e enzimas.
Glândulas Anexas
Salivares
Produção da saliva
PROCESSO DIGESTÓRIO
Triturado pelos dentes, o alimento, com o auxílio da língua, é posteriormente empurrado em direção à faringe num processo