O Futuro Da Energia A Antimat Ria
Departamento de Física
Projeto de Ensino
Ensino de Física: O futuro da energia - A antimatéria
Petiano: Mahmud Hussein El Farou
Tutor: Eduardo Vicentini
Guarapuava – 2011
1.
Introdução
A busca por fontes de energia renováveis, limpas e de alto rendimento tem ganhado cada vez mais importância, visto que é crescente a preocupação com uma possível escassez de fontes hoje utilizadas, além da questão ambiental, já que a queima combustíveis fósseis e a construção de usinas (principais fontes de energia hoje utilizadas) causam um impacto grande no meio ambiente. Assim, cresce o papel da ciência na busca de soluções para a questão energética.
Hoje, antipartículas e antimatéria já estão sendo empregadas em novas tecnologias. Na medicina, pósitrons são usados na tomografia por emissão de pósitrons
(PET-scan) [1]. Há ainda diversas pesquisas para viabilizar a produção de antimatéria para criação de combustíveis, devido à vasta energia que pode ser liberada em suas interações e, além disso, alguns governos investem em pesquisas sobre o uso militar do poder destrutivo da antimatéria.
Dessa forma, nota-se um crescente uso dos termos antipartículas e antimatéria em nosso dia a dia, mas pouco se sabe sobre seu conceito e suas reais aplicações. Por isso, propõe-se o desenvolvimento de um material e posterior divulgação desse conceito em escolas de ensino médio, visando esclarecer o real sentido e possibilidades de uso que a pesquisa em antipartículas e antimatéria pode proporcionar.
2.
Objetivos
Os objetivos desse projeto são:
•
Apresentar e esclarecer conceitos sobre antipartículas e antimatéria aos alunos de ensino médio;
•
Analisar o que é mito e o que é verdade dentro dos conceitos difundidos pelas mídias sobre a antimatéria;
•
Destacar as possibilidades de desenvolvimento tecnológico, com enfoque em energia, que a antimatéria pode proporcionar.
3.
Metodologia
Para o desenvolvimento desse projeto, primeiramente necessita-se apresentar o conceito de