Anatomia funcional de células procarióticas bactérias, características morfológicas de micro-organismos procariontes.
Introdução
Os milhares de espécies de bactérias são diferenciadas por muitos fatores: morfologia, composição química, necessidades nutricionais, atividades bioquímicas e a fonte de energia.
Valores Elevados da Relação Área Volume Facilitam o Crescimento
Quanto menor o tamanho, maior a relação entre a área e o volume. Isto implica em uma maior área de membrana disponível para o mesmo volume, maior a eficiência para efetuar as trocas gasosas com o meio ambiente. Nas células pequenas a velocidade de transporte de nutrientes para dentro da célula e de produtos indesejáveis meio externo é mais alta, favorecendo um metabolismo eficiente que resulta em velocidades elevadas de crescimento. A alta taxa metabólica leva a velocidade de crescimento, facilita a formação rápida de grandes populações bacterianas, tornando as bactérias em poderosos agentes patogênicos.
O tamanho, a forma e os arranjos das células bacterianas
Tamanho: 0,2 a 2 µm Ø. 2 a 8 µm de comprimento.
Formas Bacterianas:- Cocos; -Bacilos;-Espiral
A forma de uma bactéria é determinada geneticamente. Bactérias monomórficas mantém a forma única. Bactérias pleomórficas podem ter varias formas.
Arranjos Cocos Os arranjos bacterianos são em função do plano de divisão celular.
- Diplococos; -Estreptococos; -Tétrade; -Sarcinas; -Estafilococos
Arranjos Bacilos
- Bacilo Isolado; -Diplobacilos;-Estreptobacilos;-Cocobacilo;
Bacilo-forma;
Bacillus – gênero.
Outras formas bacterianas
-Vibrião; -Espirilos; -Espiroquetais Estrutura externa da parede celular
Glicocálice: Muitas bactérias secretam na sua superfície uma substancia denominada glicocálice (revestimento de açúcar) é o termo geral para as substâncias que envolvem a célula. Glicocálice bacteriano, polímero viscoso gelatinoso composto por polissacarídeo, polipeptídio ou ambos.
Tipos de Glicocálice
-