pim II
2.1- CÉLULAS: SUAS ORGANELAS E SUAS FUNÇÕES
Células procariontes e eucariontes
Os seres vivos podem ser divididos em procariontes e eucariontes. Representadores pelas bactérias; os procariotos podem parecer simples e limitados. Porém, em termos de química eles são a classe mais criativa de células. Já os Eucariontes são mais complexos do que as bactérias, contendo um núcleo; tendo assim uma variedade de outras organelas, estruturas subcelulares que realizam funções especializadas. (ALBERTS, 2011)
Núcleo
O núcleo é normalmente a organela mais proeminente em uma célula eucariótica; estando envolvido por duas membranas concêntricas que formam o envelope nuclear e contém moléculas de DNA. O DNA também armazena a informação genética nas células procarióticas, mas essas células não apresentam um núcleo distinto, pois não contém DNA, porque não o mantêm dentro de um envelope nuclear, segregado do resto do conteúdo da célula.
Mitocôndrias
As mitocôndrias estão presentes em essencialmente todas as células eucarióticas e estão entre as organelas mais evidentes no citoplasma. Essas organelas têm uma estrutura muito distinta quando visualizadas sob o microscópio eletrônico: cada mitocôndria parece ter um verme, de um a vários micrômetros de comprimento, e cada uma está envolvida em duas membranas separadas. As mitocôndrias contêm seu próprio DNA e se reproduzem dividindo-se em duas.
A observação sob o microscópio por si só dá pouca indicação sobre o que as mitocôndrias fazem. A sua função foi descoberta rompendo as células e então centrifugando a sopa de fragmentos celulares em uma centrífuga; isso separa as organelas de acordo com o seu tamanho, a sua forma e sua densidade. Sendo que elas são geradoras de energia química para a célula; é