1237782255447899999

445 palavras 2 páginas
Introdução
Telenovela: Dramaturgia veiculada por mídia televisiva
- Novela”A Escrava Isaura”.
- Rede Globo de Televisão.
- Gênero novela-romance
- Sinopse : A história se passa na época da colonização nas terras produtivas do Brasil do século XVIII- Isaura uma escrava mestiça que é cortejada por seu sinhô.

Análise crítica do programa
-No livro são contadas as aventuras de uma bela escrava mestiça. Esta história se passa no estado do Rio de Janeiro. Ela é serviçal da noiva do filho de seus donos, porém, sempre tem alguém querendo corteja-la, devido a sua beleza natural, principalmente por seu sinhô, Leôncio. O que faz com que ele não a liberte, pois tem uma paixão escondida por ela. Ela com tudo tenta de todas as formas conseguir sua liberdade.
Este é o pano de fundo de uma das histórias mais contadas e retradas pela indústria cultural para a cultura de massa, adaptada do livro de Bernardo Guimarães e adaptado para televisão pelo novelista Gilberto Braga. Segundo o site Wikipédia, também é a novela mais reprisada pelo canal da Rede Globo com a atriz Lucélia Santos. E quem nunca ouviu falar desta história?
É realmente a versão mais famosa de todas, a retratada pelo canal Rede Globo nos anos 70, muito embora o canal da Rede Record de Televisão pertencente ao Bispo Edir Macedo tenha recentemente feito uma nova versão com a atriz Bianca Rinald, onde eu mesmo que sou avesso a novelas e programas de cultura de massa, tais como o programa do Ratinho, pelo canal do Silvio Santos, o SBT, e o desprezível Big Brother, que tem uma característica totalmente ao apelo sexual.Assisti a versão da Rede Record e até que gostei, pois tem um apelo mais comercial e aí sim vejo a industria cultural se sobressaindo neste caso.

Conclusão
- Vejo que na versão da Rede Globo de televisão a versão deste romance de Gilberto Braga tinha um enfoque mais para a época da escravatura no Brasil e a situação dos negros na época, fazendo com que a população se identifica-se

Relacionados