Atividades de Saude
ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS
MANAUS – 2011
AGENOR GONCALVES ALVES
IZEUFRAN ZACARIAS DOS SANTOS
MONALIZA CAMILA CORDEIRO
DARLEY FERNANDES DE SOUZA
RODRIGO ALVES DE PAULA
TEREZINHA DE ALMEIDA SADAMORI
NAYRA PRINTES VIEIRA
FABRICIO MOURA
ERIKA SILVA
GISELE CRISTINA DA SILVA FARIAS
ANA CRISTINA RODRIGUES DAS NEVES
CRISTOFESON MARTINS CORTEZ
GRACILEIDE SALDANHA
FERNANDO LIMA OLIVEIRA
RODRIGO TULLEMAN DE PAULA
HELEM DO SOCORRO MARINHO CARDOSO
MANAUS -2011
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA
Na primeira aula, referente à introdução de seu estudo, nos foi ensinado que os cadáveres devem ser vistos como "res-humana" e não objetos quaisquer de uso, pelo significado afetivo da memória de um ser humano, principalmente para os indivíduos que com ele estabeleceram vínculos emocionais. A anatomia humana é uma disciplina de suma relevância, na formação básica de todos os profissionais da área da saúde. Nas universidades do Brasil e do mundo o ensino de anatomia tem sido realizado através da dissecação de peças cadavéricas formalizadas, sendo esta metodologia consagrada.
O seu estudo Começou nos primórdios da história humana. O homem pré-histórico já observava à sua volta a existência de seres diferentes de seu corpo, os animais. Com isso, passou a gravar nas paredes das cavernas e fazer esculturas das formas que via. Com isso passou a notar detalhes, que hoje nos permite identificar as espécies animais descritas.
O Comitê Federativo de Terminologia Anatômica é formado por 21 anatomistas que estudam mudanças nos nomes das partes do corpo humano. Eles foram eleitos por colegas de mais de 30 países para elaborar uma nova terminologia anatômica. Desde 1895, quando foi aprovada a primeira nomenclatura oficial, os anatomistas buscam um consenso. A lista original já foi revisada, ampliada e modificada 4 vezes.
Para o anatomista a “conceituação” de: normal é puramente