sociologia
O darwinismo social é um termo usado para designar as idéias da sociologia ligadas à teoria da evolução proposta por Charles Darwin, a qual propunha o fato de que as espécies se evoluíam, e as mais adaptáveis e fortes seriam quais sobreviveriam, as outras tenderiam a morrer e sumir.
O Darwinismo social foi usado para tentar explicar a pobreza pós- revolução industrial, dizendo que os pobres eram inferiores, não tiveram a habilidade e, ou, capacidade necessária para se adaptar e evoluir de forma a se habituar com o no sistema, com a nova sociedade, que estava vindo.
2º) Argumente sobre as diferenças entre sociedades europeias das não europeias.
A sociedade europeia era considerada avançada e todas as outras sociedades para eles eram atrasadas e que precisavam “evoluir” – (modo darwinista de ver) a níveis de maior complexidade e progresso até atingir o estágio mais avançado que era a sociedade industrial europeia, essa era a principal diferença entre elas, o atraso.
3º) Discorra sobre os movimentos dinâmicos e estáticos para August Comte.
O movimento dinâmico conforme o Comte era o que representava a passagem para formas mais complexas de existência, como a industrialização, já o estático era responsável pela preservação dos elementos permanentes de toda a organização social. Para ele as instituições que mantem a coesão e garantem o funcionamento da sociedade seriam responsáveis pelo movimento estático da sociedade. Para Comte o progresso deve aperfeiçoar os elementos da ordem e n ameaça-los.
4º) Explique a teoria do organicismo.
É uma teoria filosófica e sociológica desenvolvida no séc. XIX que compara a sociedade a um organismo vivo. Segundo H. Spencer e outros defensores do organicismo, os elementos constitutivos da sociedade, nomeadamente os grupos sociais e as organizações, assumem o papel de órgãos, os quais são definidos pelas suas funções e contribuição para o equilíbrio e para a sobrevivência de todo o