Lista Dinamica
Resumo. O principal objetivo deste artigo é discutir alguns aspectos das listas dinâmicas e apresentar exemplos de implementação.
1. Estruturas de Dados
Por definição um computador é uma máquina capaz de trabalhar com uma grande quantidade de informações em um tempo reduzido. Para que esse trabalho seja realizado as informações envolvidas devem ser organizadas, para então poderem ser manipuladas e utilizadas de forma conveniente.
Em ciência da computação, uma estrutura de dados é um modo particular de armazenamento e organização de dados em um computador de modo que possam ser usados de modo eficiente. Estruturas de dados e algoritmos são temas fundamentais da Ciência da computação, sendo utilizados nas mais diversas áreas do conhecimento e com os mais diferentes propósitos de aplicação. Sabe-se que algoritmos manipulam dados. Quando estes dados estão organizados (dispostos) de forma coerente, caracterizam uma forma, uma estrutura de dados. A organização e os métodos para manipular essa estrutura é que lhe conferem singularidade.
2. Lista Sequencial Estática
Vetores ou arrays são estruturas de dados lineares e estáticas, isto é, são compostas por um número fixo (finito) de elementos de um determinado tipo de dados. O tempo de acesso aos elementos de um vetor é muito rápido, sendo considerado constante: o acesso aos elementos é feito pelo seu índice no vetor. Porém, a remoção de elementos pode ser custosa se não for desejável que haja espaços “vazios” no meio do vetor, pois nesse caso é necessário “arrastar” de uma posição todos os elementos depois do elemento removido. Essa é uma estrutura muito recomendada para casos em que os dados armazenados não mudarão, ou pouco mudarão, através do tempo. A Figura 1 ilustra o conceito apresentado.
Figura 1 - Lista Estática
2. Lista