anatomia do sistema digestorio
O corpo humano necessita de energia para o seu funcionamento e para tal capta do exterior produtos alimentares. Os alimentos não são absorvidos nas suas condições iniciais, por isso são submetidos a um processo de preparação que possibilita a sua assimilação. Este conjunto de transformações físicas, químicas e biológicas constitui a digestão e tem lugar nos diferentes órgãos destinados a esse fim e que compõem o sistema digestório.
O aparelho digestório, também chamado tubo digestório, tem cerca de 10 – 12 m de comprimento e estende-se desde a boca até o ânus. É formado por vários órgãos e glândulas anexas que estudaremos a seguir.
TUBO DIGESTÓRIO:
Boca – É uma cavidade situada na parte inferior da face, onde se efetuam a mastigação e a insalivação dos alimentos.Tem uma forma oval e é dividida pelos dentes e pelas gengivas em duas regiões, uma anterior e lateral, o vestíbulo oral e outra posterior, a cavidade oral propriamente dita.
Lábios – Constituem a parede anterior da boca. São duas pregas musculomembranosas que, quando se aproximam, fecham o tubo digestório na sua extremidade superior. São constituídos por uma camada exterior ou cutânea, outra muscular, formada pelo músculo orbicular da boca e outra interna ou mucosa.
Abóbada Palatina – Forma o teto da cavidade oral própria. Tem a forma de ferradura e duas partes: uma anterior, óssea, denominada palato duro, e outra posterior musculomembranosa, que se une à faringe e que limita com a língua o istmo das fauces, denominada palato mole. As bochechas fazem parte das paredes laterais da boca, e a língua e o espaço sublingual o pavimento da mesma.
Dentes – São órgãos rijos, inseridos nas arcadas alveolares do maxilar e da mandíbula, e têm a função de mastigar os alimentos. Cada dente apresenta três porções: coroa, que é a parte branca que sobressai da gengiva; raiz, alojada no alvéolo dentário e com um orifício inferior destinado aos vasos e nervos do dente; e colo, situado