Anatomia do cora o
O coração é um órgão muscular localizado abaixo do osso anterior do tórax
(chamado de esterno). Tem aproximadamente o tamanho de um punho de um adulto,fechado. Ele se compõe de dois sistemas de bombeamento independentes, um do lado direito e outro do lado esquerdo. Cada um destes sistemas tem duas câmaras – um átrio e um ventrículo. Os ventrículos são as principais “bombas” do coração.
As Funções do Coração
Todas as células de nosso corpo não sobrevivem sem o oxigênio. Por isso o papel do coração é enviar sangue rico em oxigênio a todas as células que compõe o nosso organismo. As artérias são as vias por onde o sangue oxigenado é enviado. A aorta é a maior de todas as artérias, e se origina no ventrículo esquerdo. As artérias se dividem em ramos cada vez menores, até os capilares sistêmicos, que são vasos extremamente finos através dos quais o oxigênio sai para os tecidos. Após a retirada do oxigênio e o recebimento do gás carbônico que se encontrava nos tecidos, os capilares levam o sangue até as veias. As veias transportam sangue com baixa quantidade de oxigênio e alto teor de gás carbônico, desde os tecidos de volta ao coração e daí aos pulmões, chegando aos capilares pulmonares, onde o sangue volta a receber oxigênio e a ter o gás carbônico removido, sendo o processo reiniciado. O sangue flui continuamente pelo sistema circulatório, e o coração é a "bomba" que torna tudo isso possível.
A musculatura do coração é nutrida através de um sistema de artérias, as artérias coronárias, que se originam da aorta. As duas artérias coronárias mais importantes são a coronária direita e a coronária esquerda - esta última se divide freqüentemente em artéria coronária descendente anterior e artéria circunflexa. Trajeto do fluxo sanguíneo
No coração existem quatro câmaras: dois átrios e dois ventriculos, os átrios recebem o sangue trazido ao coração pelas veias e os ventriculos impelem o sangue para o interior das artérias, ambos não se comunicam entre si.