anarquismo comunista de kropotkin
Kropotkin, idealizador do comunismo anarquista, ideoligia de um governo não socialista, sem líderes políticos, povos livres.
A principal característica que aproxima a ideologia anarco-comunista de Kropotkin da ideologia socialista é que ambas defendem que a propriedade privada da terra, juntamente com o capital e máquinas tiveram seu próprio tempo e estão condenadas a desaparecerem e que todos esses benefícios devem e se tornarão propriedade comum da sociedade e serão ingeridos em grupo pelos produtores de riquezas.
A maioria dos anarquistas conclui que isso é uma negação total do sistema salarial do comunismo.
O anarco-comunismo também pode ser comparado ao radicalismo político, pois afirma que as funções do governo são idealizadas por organização política da sociedade, onde existe um estado de coisas em que suas funções são reduzidas ao mínimo, e o indivíduo poderá recuperar sua liberdade e ter a iniciativa para agir e satisfazer, por meio desses grupos livres suas próprias necessidades. No final as funções do governo para a sociedade seriam reduzidas para ZERO, ou seja, uma sociedade sem governantes políticos, sem hierarquia, totalmente sem o poder controlador político.
A metodologia utilizada pelos pensadores anarquistas é que eles não recorrem as concepções metafísicas, como por exemplo, os “direitos naturais”, os “deveres do Estado”, mas sim uma filosofia moderna da EVOLUÇÃO.
Ele pesquisa e estuda a sociedade humana atual e compara com a sociedade passada e analisa a sociedade como uma agregação de organismos que buscam melhores formas de relacionar as necessidades do indivíduo com os de cooperação para o bem-estar da espécie. Procura-se entender a sociedade com suas necessidades de crescimento, suas necessidades intelectuais e econômicas e a partir desse ponto é visto e entendido para qual direção irá seguir a evolução.
Porque existe a diferença das necessidades reais e as tendências de agregações humanas e os