Anarquismo político
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA POLÍTICA II PROFESSOR: RAUL BURGOS
Najla Samir Yassine
O ANARQUISMO NA VISÃO DE IDEÓLOGOS VISIONÁRIOS
Florianópolis Junho/2012
A definição crua para o Anarquismo politico é a seguinte: é uma doutrina baseada em princípios culturais, políticos e sociais, cujo principal objetivo é a defesa do fim de qualquer forma de dominação ou autoridade, baseando-se no lema de “Liberdade Total”. Portanto, o anarquismo é contra qualquer tipo de dominação seja ela através do casamento, da política, escola ou qualquer outra instituição que envolva ou exerça relações de autoridade sobre os indivíduos. São os principais defensores do fim da propriedade privada em consequência da extinção do capitalismo exploratório e do Estado regulador, que impede os indivíduos de exercerem sua liberdade e solidariedade coletiva.
Bom, como já foi dito, essa é a definição crua e sistemática do Anarquismo. Porém, como qualquer conceito político, sabemos que o buraco é mais em baixo, muito mais embaixo.
O Movimento Anarquista foi influenciado pela Comuna de Paris, que serviu também de referencia histórica para o movimento entre os anos 1872 e 1900. Essa referencia histórica é provinda de grandes celebres teóricos do Anarquismo: Mikhail AleksandrovitchBakunin (século XIX) e Piotr Alexeyevich Kropotkin (século XIX, considerado o principal fundador da corrente anarco-comunista).
O anarquismo no fim do século XIX foi considerado uma revolta, exercendo influencias sobre países como a França, Rússia, Itália do Norte e Espanha (TOUCHARD, 1970, p.18). Contudo, existiram diversas