analitica
O processo de dissolução envolve três situações distintas: - primeiro ocorre separação das partículas do solvente; - segundo ocorre a separação das partículas do soluto; - Terceiro ocorre a mistura das partículas do soluto e do solvente.
Quando uma substância como um sal dissolve-se em água, seus ions se separam, devido à interação com as moléculas do solvente polar nesse caso, a água, ocorrendo assim um uma reaçao chamada de hidratação.
Em suma, pode-se dizer que a solubilidade dos sais em água pode ser definida como a concentração de soluto numa solução saturada, a uma dada temperatura, sendo que a solubilidade de uma substância em água depende do tipo de unidades estruturais que essa substância possui, onde substâncias covalentes polares e substâncias iónicas como os sais os hidróxidos se dissolvem em água.
Contudo, a solubilidade não depende apenas do tipo de unidades estruturais da substância que constitui o soluto, mas também depende de outros fatores como a concentração, a temperatura e a pressao. http://educa.fc.up.pt/ficheiros/fichas/1043/Introdu%E7%E3o.pdf1.INTRODUCAO No dia 17 de abril de 2013, a turma da terceira fase do curso de Engenharia Agronômica participou de uma aula laboratorial de química com ênfase na preparação de soluções aquosas ministrada pelo professor Luiz Gustavo Dutra.
O mundo que nos rodeia é constituído por sistemas formados por mais de uma substancia, as misturas. As misturas homogêneas são denominadas soluções que são misturas de aspecto uniforme, formadas por duas ou mais substancias.
Essas soluções de composição variável, são sistemas homogêneos, formados por uma ou mais substancias dissolvidas ( soluto) num liquido (solvente).
As relações entre a quantidade de soluto solvente e de solução são