economia
De uma microempresa
Belo Horizonte
2014
5139690-58547000Centro Universitário de Belo Horizonte
Análise organizacional
De uma microempresa
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de administração do centro universitário de BH como requisito parcial para conclusão da disciplina trabalho interdisciplinar de graduação.
Orientador: Prof. Raquel
Belo Horizonte
2014
Introdução
Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, é de extrema importância que os microempresários busquem maneiras de visualização e entendimento do próprio negócio de maneira mais simples, de forma que possam garantir mais rapidamente o sucesso de sua microempresa. Desta forma a empresa não perde seu foco e facilita a separação do negócio dela e o papel de cada colaborador dentro de uma proposta de valor a ser ofertada para os clientes.
Por Consequência, muitos têm voltado à atenção para o empreendedorismo e fazendo uso do Business Model Generation Canvas ou Canvas, e essa ferramenta estratégica é cada vez mais conhecida e está se tornando popular principalmente para a estruturação de um negócio, pois apresenta uma forma simples e versátil de uma estrutura de modelo de negócio.
De acordo com Alexander Osterwalder, “modelo de negócio pode ser conceituado como a descrição da lógica de como uma organização cria, distribui e captura valor. Os modelos de negócio relacionados à visão tradicional das organizações pautadas pela era industrial embasados pela visão da eficiência e otimização de processos têm se tornado inadequado às organizações do conhecimento, afetadas pelo ritmo crescente de mudanças radicais e imprevisíveis no ambiente empresarial. Essa reformulação da natureza do negócio e da natureza da própria organização caracteriza as mudanças de paradigma que são a marca da inovação do modelo de negócio”.
O objetivo é entender de forma simples como funciona este conceito. Neste presente trabalho