Analitica
Escola Superior de Tecnologia - EST
Analítica Experimental
Relatório 06
Determinação do espectro de absorção e quantificação do alaranjado de metila e azul de metileno
Manaus, 04 de Novembro de 2013
Objetivo
Este relatório tem como objetivo de determinar, espectrometricamente, o espectro de absorção de uma mistura de substâncias e determinar, espectrometricamente, a quantidade de alaranjado de metila e azul de metileno.
Introdução
A espectrofotometria é o método de análises óptico mais usado nas investigações biológicas e fisicoquímicas. O espectrofotômetro é um instrumento que permite comparar a radiação absorvida ou transmitida por uma solução que contém uma quantidade desconhecida de soluto, e uma quantidade conhecida da mesma substância.
Todas as substâncias podem absorver energia radiante, mesmo o vidro que parece completamente transparente absorve comprimentos de ondas que pertencem ao espectro visível. A água absorve fortemente na região do infravermelho. A absorção das radiações ultravioletas, visíveis e infravermelhas depende das estruturas das moléculas, e é característica para cada substância química.
Quando a luz atravessa uma substância, parte da energia é absorvida (absorbância): a energia radiante não pode produzir nenhum efeito sem ser absorvida. A cor das substâncias se deve a absorção (transmitância) de certos comprimentos de ondas da luz branca que incide sobre elas, deixando transmitir aos nossos olhos apenas aqueles comprimentos de ondas não absorvidos.
Material
Balança analítica
Béquer
Balão volumétrico
Pipetas
Pissete com água destilada
Buretas
Parte Experimental
Preparo das soluções padrões de alaranjado de metila e azul de metileno
Inicialmente, pesamos 2,3836g de Na2B4O7.10H2O em papel vegetal e transferimos para em erlenmeyer. Nele adicionamos 50 ml de água