AS NOVAS TECNOLOGIAS E A EDUCAÇÃO
Em meio ao surgimento das novas tecnologias, fica difícil encontrar pessoas que não as utilizem. As tecnologias estão presentes em todos os lugares, na família, na sociedade, e nas escolas não é diferente. Porém ainda se encontra muita resistência quanto à utilização no ambiente escolar. “os professores se sentem inseguros aos desafios que representa a incorporação das TICs no ambiente escolar”. Talvez sejamos ainda os mesmos educadores, mas, certamente, nossos alunos já não são os mesmos, “estão em outra” (BADIN, 1989).
A tecnologia de informática e comunicação atualmente permite criar material didático usando multimídia com interatividade que tornam mais efetivo os ambientes de ensino–aprendizagem apoiado nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TICs.
Educar para a comunicação, “educação para a mídia”, “educar com os meios”, “educomunicação” “mídia-educação”, caracterizam conceitos que discutem a inclusão das mídias no espaço escolar, tanto no aspecto educacional, como no comunicacional. Refletir um processo educacional que valorize um contato maior com os meios de comunicação é algo que se vislumbra como uma possibilidade, tanto educacional como comunicacional. (Oliveira, 2004, p.29).
Muitas vezes as reações adversas dos professores se dão devido à falta de conhecimento das tecnologias e não saberem utilizá-las. Porem os educadores deveriam ver como aliados qualquer meio de comunicação que o ajude a completar seu processo de ensino-aprendizagem. O desenvolvimento de um objeto de aprendizagem leva em conta diversos fatores dentre eles: bom conhecimento do assunto a ser tratado, saber usar ferramentas para a construção e trabalhar de modo coerente com os princípios de projeto educacional. Os inúmeros recursos multimídia possibilitam tornar as aulas mais ricas.
A internet é um meio de comunicação que ajuda na construção do conhecimento, através dela podem-se fazer pesquisas, ter acessos a livros, revistas,