analitica
Depois de uma sequencia de etapas sobre uma construção como estudos preliminares e o planejamento da obra, os projetos começam a aparecer, tal como o Projeto Arquitetônico preliminar que é levado para a prefeitura para que eles possam saber se poderão construir ou não. Em seguida, o Projeto Arquitetônico definido, já com a licença em mãos, caberá o trabalho de detalhar mais a construção, tal como o piso, se é cerâmica ou não e especificações “projeto falado” atuarão os Arquitetos, e o projeto deverá ser aprovado pela CAU.
E agindo como protagonistas caberão a si mesmos, os engenheiros, de realizar os demais projetos para que se erga o prédio. Como prioridades de uma construção, vem o Projeto de instalações hidro sanitárias, banheiros e demais, que deverá ser aprovada pelo CREA e CPRH. O Projeto de Segurança, que em obras de maior porte, haverá necessariamente que ter hidrantes para caso de incêndio, janelas grandes e escadas de incêndio, deverá ser aprovado pelo CREA e Bombeiros. O Projeto Estrutural, que vem consigo as fundações, pilares, vigas, seu custo e demais, contendo consigo a aprovação do CREA.
Projeto de instalações Elétrica de baixa tensão, para poder definir poucas coisas como, por exemplo, interruptores. Projeto de Instalações de alta tensão, definir e distribuir de uma maneira mais eficaz toda a energia ali estabelecida e apenas podendo trabalhar nessa área o Engenheiro Eletricista, sendo por vez, aprovado pelo CREA e CELPE.
E para encerrar esses inúmeros projetos, o Projeto Telefônico + logica, todo cuidado é pouco, e haverá mais ainda ao rasgar uma parede de um prédio velho... Sua melhor opção seria deixar a fiação externa e depois cobrir com uma capa protetora, sendo aprovado pelo CREA. Projeto de Ar Condicionado, que por vez, apenas o Engenheiro Mecânico poderá atuar nessa etapa da construção, por último, sendo aprovado pelo CREA.
O Engenheiro Civil pode atuar em todos os projetos mencionados, exceto o Projeto de Instalações Elétricas e o