Analises
"A taxa de inflação é o aumento no nível de preços. Ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período."
O tempo foi passando, mudanças geoeconômicas aconteceram, os índices de preços subiram e desceram, a valorização da moeda tem um marco o qual ajuda na balança de preços. Cada índice aponta uma inflação “diferente”: isso acontece porque a alta de preços não atinge todo mundo da mesma forma. Quem tem carro, por exemplo, vai sentir mais no bolso a alta da gasolina; quem come mais carne vai sentir mais se esse produto subir.
Claro que se todos os preços (salários, serviços, bens) aumentassem uniformemente não teríamos problemas. O problema é q a inflação mexe nos preços relativos e com ela uns saem ganhando e outros perdendo.
Tendo em vista todo esse contexto econômico do país, com todas as mudanças no decorrer dos anos , a previsão para o ano de 2015 não são das melhores, inflação alta que deve pressionar mais em função dos preços administrados e crescimento baixo aumento da taxa Selic .
O cenário mais positivo só começará no ano de 2016 marcado pelo futuro ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que substituirá Guido Mantega no próximo ano, também contribuirá para a economia menos aquecida. Apesar das perspectivas, há considerações nos ajustes acertados e preveem novas altas da Selic até o primeiro trimestre do ano que vem.
A alta afeta as novas opções de empréstimo, não é descartada a taxa de 13% da Selic .