Pr Projeto Manguezais
Departamento de Ciências Biológicas
Colegiado de Biologia
Gilney
Michelle Silva de Sena
Thaiane Cristina de Araujo Santos
William Grilo Farias
PRÉ-PROJETO:
Manguezais
Feira de Santana – BA
Março 2015
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Departamento de Ciências Biológicas
Colegiado de Biologia
Gilney
Michelly
Thaiane Araujo
William Grilo Farias
PRÉ-PROJETO:
Manguezais
Feira de Santana – BA
Março 2015
Introdução
Situados em vários pontos do litoral brasileiro, os manguezais são biomas costeiros de transição, que se localizam entre o ambiente terrestre e o ambiente marinho. O manguezal é um ecossistema que está associado a margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, e onde há encontro das águas doces de rios com as águas do mar, provocando um acúmulo de partículas orgânicas, e a formação de áreas alagadas com fundo lodoso, salobro e mal arejadas. Devido a essas condições, as espécies vegetais desse bioma se restringem apenas a três tipos: mangue vermelho (Rhizophora mangle), mangue seriba (Avicennia schaueriana) e mangue branco (Laguncularia racemosa).
No Brasil, existem cerca de 25.000 km2 de florestas de mangue, que representam mais de 12% dos manguezais do mundo inteiro, distribuídos desde o Amapá até Laguna, em Santa Catarina, no litoral brasileiro. A biodiversidade dos ecossistemas costeiros faz com que essas áreas sejam os grandes "berçários" naturais, tanto para as espécies características desses ambientes, como para peixes e outros animais que migram para as áreas costeiras durante, pelo menos, uma fase do ciclo de sua vida.
A Importância dos Manguezais
Os ambientes de manguezais são ecologicamente importantes pela sua grande exportação de matéria orgânica para zona costeira, e seu papel fundamental como berçário de diversas espécies locais como também de outros habitats, possuindo condições ideais para reprodução. Além disso, por