analises
NÃO FORMAIS DO CENTRO DAS MULHERES DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO: EDUCANDO PARA A VIDA
-INTRODUÇÃO:
O Centro das Mulheres da Vitória de Santo Antão luta em defesa das mulheres, trabalhando contra a violência, a discriminação e a falta de oportunidade de trabalho, especialmente das mulheres trabalhadoras rurais.
O centro das mulheres de vitória de santo antão fundado em 07 de março de 1988, que vem lutando há 25 anos a nível municipal, estadual e nacional pelos direitos das mulheres pela não violação dos mesmos, tendo como missão institucional a finalidade principal de apoiar, incentivar e assessorar a luta e a organização das trabalhadoras e trabalhadores rurais e urbanos no estado de Pernambuco, contribuindo na edificação de uma sociedade que priorize a qualidade de vida e desenvolvimento sustentável, tendo como pilares o enfoque de gênero e a promoção da cidadania, podendo para esse fim realizar pesquisas, executar programas de educação e capacitação da trabalhadora rural e urbana.
Em 2010, inicia-se atividades do projeto de formação com mulheres negras jovens no município de vitória de santo antão, com o apoio da entidade Manos Unidas. O projeto teve como objetivo principal a formação política para cidadania e a capacitação profissional, focando o fortalecimento do processo de organização do trabalho em grupo.
Atribui-se aos cursos de capacitação profissional a compreensão dos mesmos enquanto meios de geração de renda, na perspectiva da autonomia financeiras das mulheres, contribuindo, dessa forma, ao fortalecimento da subjetividade e auto-estima destas.
O desenvolvimento deste projeto proporcionou a compreensão das desigualdades de gênero, raça e classe ás mulheres participantes. A metodologia utilizada gerou espaços de debates e reflexão sobre as formas de como estruturam as relações sociais nas quais se reproduzem e fortalecem o