Analises do Balanço
Contabilidade Pública
Polo Volta Redonda
Análise do Balanço Patrimonial
A análise e a verificação do Balanço Patrimonial têm como fator predominante preparar os indicadores que servirão de suporte para a avaliação da gestão econômica da entidade.
Uma das principais análises consiste em relacionar os grupos do circulante, verificando há existência dos índices de liquidez e de endividamento de curto prazo. Note-se que a proposição da estrutura atual do ativo e passivo circulante, difere um pouco da questão da apuração do superávit financeiro estabelecido pela Lei nº 4.320/64.
Para atender a legislação dentro da estrutura proposta foi criado de forma resumida a mesma estrutura da Lei nº 4.320/64, podendo ser demonstrado os grupos contidos no art. 105 da referida norma, apresentado abaixo:
ATIVO FINANCEIRO
PASSIVO FINANCEIRO
ATIVO PERMANENTE
PASSIVO PERMANENTE
SALDO PATRIMONIAL
A exemplo da análise de endividamento e liquidez de curto prazo deve ser apresentada também com os indicadores de longo prazo, comparando os valores do ativo e passivo não circulante.
Uma das análises mais propositivas para avaliação do desempenho patrimonial é poder verificar como o setor público está mantendo o patrimônio, qual o nível de depreciação, exaustão e amortização que o mesmo terá que arcar anualmente e como se prepara para manter, conservar e ampliar o patrimônio público, no sentido de poder aumentar a capacidade de prestação de serviços para a população.
Outras análises poderão ser propostas para poder analisar a gestão patrimonial das entidades pública, sempre com o intuito de instrumentalizar o controle social, gerar informações que oriente os gestores e permitir a adequada prestação de contas.
Análise da Demonstração das Variações Patrimoniais
A análise da Demonstração das Variações Patrimoniais tem como objetivo predominante preparar os indicadores que servirão de suporte para a avaliação da gestão patrimonial e a