Carlos Paredes Frequencia
CARLOS PAREDES biografia Universidade lusiada vila nova de famalição
guimarães, Maio 2009 Introdução
Esta biografia sobre Carlos Paredes tem o objectivo de prestar reconhecimento e gratidão ao maior guitarrista português de todos os tempos e um símbolo ímpar de cultura nacional.
Carlos Paredes já tocou em todos os continentes, conhecido como o mestre da guitarra portuguesa, homem dos mil dedos, é uma lenda contemporânea no nosso país.
Paredes é, por natureza, um homem que não se cansa de aprender, daqueles para quem a dúvida é sempre mais criativa do que a certeza final.
Paredes «fez todo um trabalho de elevação da guitarra a instrumento de concerto, depois de meio século de subalternidade do acompanhamento do fado»1
No seu universo o mais importante são os amigos e as infinitas formas de partilhar com eles os sentimentos, os afectos, as emoções.
«O génio de compositor e de intérprete de Paredes soube usar a mais pura tradição para, a partir dela, ousar a mais nova criação. Por isso, a sua música é, ao mesmo tempo, tão dele e tão nossa, tão individual e tão colectiva, tão original e tão reconhecível, tão portuguesa e tão universal.
Homem de uma generosidade ilimitada e de uma simplicidade proverbial, soube sempre que o melhor que há em nós precisa apenas da autenticidade para chegar aos outros. E nós também soubemos sempre que a simplicidade de Paredes é inseparável da sua grandeza e do seu génio.» 2
biografia
Para Carlos Paredes, a música era uma forma de evasão. Foi um caçador de sons nunca antes tocados numa guitarra portuguesa, não com a mesma intensidade. Sem Paredes e a sua herança, a guitarra portuguesa arriscava-se a desaparecer, pelo menos como instrumento solista. Ao mesmo tempo que abraçava a modernidade, Paredes prestava reverência à tradição. De facto, sempre soube oferecer um cardápio variado e de extrema qualidade. Carlos Paredes tem uma história que não é fácil de