ANALISES BIBLIOGR FICAS
Bibliografia
Justificativa
BUGS, Geisa e REIS, Antônio Tarcísio da Luz.
Avaliação da participação popular na elaboração de planos de habitação de interesse social na Rio Grande do Sul. Urbe, Ver. Bras. Gest. Urbana, Ago 2014, vol.6, n.2, PP.249-262.
Este artigo, os autores nos descrevem a avaliação da participação popular frente a elaboração de nove PLHIS (Plano Local de Habitação e Interesse Social) no estado do Rio Grande do Sul. Nos últimos anos, a participação popular vem ganhando espaço na sociedade com objetivo de ampliar a participação do cidadão nas decisões a serem tomadas. Visando a necessidade de qualificação desta participação, é necessário avaliar os processos, tendo como parte da metodologia, a aplicação de questionários a técnicos municipais, consultores e populares, com intuito de comparação na percepção dos resultados, como vem sendo transmitido as informações, grau de interesse da população pelos temas tratados.
Este material será de suma importância, pois permitirá relacionar as questões que envolvem teoria e prática, cujos temas serão abordados na construção de nosso artigo científico.
Bibliografia
Justificativa
DRUMOND, Alexandre Matos; SILVEIRA, Suely de Fátima Ramos e SILVA, Edson Arlindo. Predominância ou coexistência?: modelos de administração pública brasileira na Política Nacional de Habitação. Rev. Adm. Pública. 2014, vol.48, n.1, PP. 3-25.
Neste artigo, os autores nos trazem, que ao longo destes anos, no Brasil, a administração pública é conduzida por diferentes modelos de gestão, como burocrático, gerencial, societal ou patrimonialista, sendo que cada qual representa um contexto histórico, político e econômico. Assim verificamos quais elementos predominam na administração pública no Brasil, tendo como base a política Nacional de Habitação. Constatamos que essa política pública é marcada pelo hibridismo de elementos que são característicos do modelo burocrático, gerencial sendo predominante do modelo societal, o