analise
“Na Antigüidade, roupas e víveres eram produzidos na própria casa, para os seus moradores; apenas os excedentes eventuais eram trocados entre vizinhos ou na praça.[...] Alguns povos da Antiguidade, como os fenícios, destacaram-se intensificando as trocas e, com isto, estimularam a produção de bens destinados especificamente à venda. Esta atividade de fins econômicos, o comércio, expandiu-se com extraordinário vigor.”
Nem sempre houve a necessidade de ser juntar pessoas e recursos a fim de produzir bens ou serviços para atender a sociedade. Contudo, nos tempos contemporâneos, as organizações ganharam complexidade e volume. As organizações estão expandindo e melhorando a cada dia, impulsionadas pela alta competitividade e exigência da sociedade.
As organizações existem para servir às necessidades e desejos das pessoas. Essas entidades são planejadas, organizadas, dirigidas e controladas por Administradores, por meio da Administração e é na organização que o Administrador nasce e se desenvolve.
Evolução da Teoria e da Prática nas Organizações.
“O pensamento administrativo é marcado pela evolução constante desde quando os primeiros estudos procuravam adaptar o ser humano à máquina, tornando-o apenas uma peça a mais, passando pelo excesso de zelo da Escola de Relações Humanas e chegando aos dias de hoje, em que a incerteza domina o cenário das organizações.”
“..., qualquer estudo tem de levar em consideração o fato de que as organizações diferem umas das outras. Estrutura, pessoal e funcionamento diferem mesmo que as organizações em estudo produzam o mesmo produto ou prestem o mesmo serviço, tenham uma quantidade semelhante de recursos humanos e atuem num mesmo ambiente geográfico.”
NA SOCIEDADE HUMANA, AS ORGANIZAÇÕES FORNECEM OS MEIOS PARA ANTENDER ÀS NECESSIDADES DAS PESSOAS.
Ex.: Serviços de saúde; água e energia; segurança pública; controle de poluição, alimentação, transporte, diversão, educação em todos os níveis.