Analise
Podemos verificar ao longo do filme a criação de dois grupos, movidos por dois líderes diferentes, Ralph e Jack.
O estilo autoritário enquadra-se a Jack, neste existe uma posição superior de poder, o líder e os subordinados, que apenas seguem o que este impõe. O líder procede à criação de planos e objetivos sem a participação do grupo, designa as tarefas e funções de cada individuo, tem uma atitude dominante, criando tensão e frustração dentro do seio do grupo, as instruções dadas pelo líder são diretivas e concretas, não abrindo espaço para os liderados serem criativos e exporem as suas opiniões, e a inexistência da aceitação das mesmas, construindo um clima de medo que move os subordinados a seguirem as suas ideologias face ao grupo. Verifica-se que esta liderança tem uma vinculação pessoal, é centrada na pessoa, observando-se nas avaliações que faz às pessoas e aos acontecimentos, tanto nos elogios ou criticas aplicadas.
Consequentemente a esta liderança relaciona-se a falta de espontaneidade e iniciativa por parte dos indivíduos e inexistência de qualquer amizade no grupo, devido a uma liderança egocêntrica, que não tem em conta os interesses e necessidades dos subordinados.
Observa-se em Jack estes comportamentos em várias fases do filme, é este quem delimita o que os outros meninos fazem, impondo um clima de medo sempre que estes vão contra o seu poder, e as regras que este impôs, como se denota nos rituais como a dança em volta da fogueira, este ia contra quem se impunha às suas regras, pois era o chefe.
Ralph caracteriza-se pelo estilo democrático. Este líder estimula o debate entre os elementos do grupo, e em conjunto estabelecem planos e objetivos, havendo a participação de todos nas decisões, contudo existe um predomínio da voz do líder, mas pouco demarcado.
Os elementos do grupo, pedem aconselhamento técnico ao líder, sugerindo este várias alternativas para estes escolherem em conjunto, sendo o grupo que decide acerca das