Analise
Tipos de Investimentos. Podem existir vários tipos de investimentos, porém abrangendo todas existem três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem. Sendo: 1. Investimentos públicos: são recursos gerados por entidades públicas e governos com expectativa de bem-estar social. Tais não objetivam retorno monetário e sim social. Ex: hospitais. 2. Investimentos privados: são disponibilizados por pessoas jurídicas e físicas de direito privado, objetivando retorno monetário dos investidores. Os mesmos são grandiosos geradores de empregos e tributos. Ex: fábricas. 3. Investimentos mistos: Ocorre quando os investimentos públicos e privados fazem uma espécie de “fusão”(tanto públicos e direito privado). Este tipo estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto, tendo por objetivo gerar bem-estar social, quanto retorno monetário. Ex: Petrobrás. Os investimentos têm uma importância fundamental tanto para a economia, quanta para as organizações, a economia de qualquer país só pode crescer com um fluxo contínuo de ambas as partes.Os investimentos também são fundamentais para as organizações. Na verdade, a própria sobrevivência das organizações em longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizado por elas. - Classificação dos investimentos
A. Independentes / Dependentes
Dois investimentos A e B dizem-se independentes quando as receitas líquidas de um não são influenciadas pela realização ou não do outro.
São dependentes quando as receitas líquidas forem afetadas pela realização do outro. Dentro desta classificação podemos considerar os investimentos complementares, concorrentes ou mutuamente exclusivos.
Complementares – quando a influência for positiva; Concorrentes – quando a influencia for negativa; Mutuamente exclusivos - a realização de um exclui a realização do outro.
B. Convencionais / não convencionais. * Convencionais – Quando apresenta um ou mais períodos de despesas líquidas seguido de