Analise
1- INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é analisar e comentar o documento produzido pelo geólogo ITALOMIR BRINGHENTI e esclarecer de forma clara e objetiva, sempre quando possível com apresentação de dados e informações comprobatórias as eventuais dúvidas e afirmações nele contidas.
Desta forma procurou-se fazer uma síntese do referido documento considerando, portanto que a itimização inicial do mesmo, já reportada é de pleno domínio das partes envolvidas. Assim sendo, estes comentários estarão direcionados exclusivamente aos dois itens abaixo:
• Hidrologia e Caracterização Ambiental.
• Conclusão.
2- COMENTÁRIOS
HIDROLOGIA E CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL
No item Hidrologia e Caracterização Ambiental o prezado colega afirma que na região existe um rico manancial hídrico, porém ele desconsidera as fortes estiagens ocorridas três últimos, quando a maioria desses cursos d’águas diminuíram drasticamente seus volumes chegando a exaustão total a tal ponto de comprometer o abastecimento da cidade e em grande parte do município.
Este fato (estiagem), que é de domínio público foi amplamente divulgado pelos órgãos do governo e pela imprensa, quando a maioria das regiões do Oeste Catarinense, incluindo o Município de Presidente Castello Branco foi enquadrada por diversas vezes como áreas de emergência.
Quando o autor cita na página 14 do seu relatório que o principal recurso hídrico superficial é o Rio Bonito, deixa de informar que as nascentes deste rio encontram-se a montante da cidade de Jaborá, não levando em consideração que esta drenagem atravessa grandes áreas produtoras de suinoculturas, aviculturas e de insumos agrícolas (pesticidas), altamente poluidoras do meio ambiente na região.
O autor cita também que