Técnicas de negociações
Roteiro de preparação para negociações salariais.
O PLANEJAMENTO
O planejamento de uma negociação é de suma importância, pois deverá ter uma linha na ascendente, com um caminho descrito, com coletas de informações para subsidiar o controle da situação, entre outros fatores, sendo que todo este processo tem que estar embasado na ética.
Como o planejamento é um caminho a ser percorrido, obedecendo etapas, podemos destacar quatro que julgamos ser muito importante dentro do planejamento:
- O inicio de tudo é o mapeamento, em que este consiste em municiar os negociadores com todos os dados e informações, para que os tornem capazes de enxergar o cenário que irão trabalhar apresentando-se muito mais seguros nas decisões com a outra parte.
- Num segundo momento, podemos destacar os parâmetros que serão estabelecidos, definindo claramente o balizamento para o negociador atuar, ou seja, a imputação das metas ou objetivos a serem alcançados. Destacados os parâmetros monta-se o cenário para a negociação que faz parte das formalidades do processo, onde podemos incluir a agenda, a preparação do ambiente e a identificação dos participantes, identificação essa necessária para que não haja surpresas com o surgimento de um novo negociador que poderá atrapalhar o andamento da negociação.
- Por fim, chegamos na preparação final, onde faremos uma análise mais profunda dos dados e das informações coletadas, para negociarmos com adequação, qualidade e profundidade. A partir desta etapa, as informações e os argumentos desenvolvidos deverão ser testados com uma simulação do próprio processo de negociação. Simulação esta que irá identificar os pontos fracos ou falhas que possam prejudicar a performance do negociador.
Após a simulação, definimos a estratégia e a tática, com o objetivo de conquistar uma negociação do tipo ganha-ganha, dando ênfase a um bom relacionamento que seja longo e duradouro entre as partes envolvidas.
A ÉTICA
Por ser a ética uma questão