Analise e Gestão de Riscos
Weston.
2. Explique e exemplifique o trade off entre rating e retorno.
3. Apresente e demonstre as principais características da operação de
Hedge com Derivativos.
4. Faça uma resenha do filme INSIDE JOB - sobre a crise do subprime nos EUA - considerando os aspectos da Gestão de Riscos.
Apresente e discorra acerca dos cinco Cs do crédito de Brighan e
Weston
De acordo com a teoria Brigham e Weston, para avaliar a capacidade de credito ou o risco de crédito de um solicitante, tanto pessoa física, ou jurídica as empresas necessitam de um mecanismo ou parâmetros para organizar e avaliar as informações que são coletadas desses solicitantes.
Um dos conceitos introduzidos por Brigham e Weston para tal avaliação é através da caracterização do solicitante ao longo de 5 dimensões, chamadas de 5 C’s do credito. Sendo:
• Caráter: Para que os pagamentos sejam realizados para os credores, o solicitante de crédito deve acima de tudo, ter a disposição de honrar sua dívida. Sendo avaliado se a empresa tem a preocupação de honrar com tal compromisso, se está disposta a se esforçar para isso etc.
• Capital: este se refere a análise da posição financeira do solicitante de crédito.
Para isso, é realizado uma análise de suas demonstrações financeiras, para avaliação aos índices de risco que o credor correrá;
• Capacidade: Refere-se à capacidade de gestão do solicitante para tocar seu negócio, sendo analisado a sua competência para administrar suas operações. Pois, quanto melhor suas habilidades, menor são as chances de descumprimento do contrato efetivado.
• Colateral: Este trata se da garantia que o solicitante oferecerá pelo credito solicitado, ou o valor de ativos colocados à disposição pelo cliente para garantir tal credito
• Condições: Refere-se às reais condições econômicas vigentes do solicitante e também da economia em geral, que poderiam