Gestão e análise de riscos aplicados a projetos de tecnologia da informação no exército brasileiro
NELCINEI DE FREITAS VALENTE
Gestão e Análise de Riscos aplicados a Projetos de Tecnologia da Informação no Exército Brasileiro
Rio de Janeiro Janeiro de 2011
NELCINEI DE FREITAS VALENTE
Gestão e Análise de Riscos aplicados a Projetos de Tecnologia da Informação no Exército Brasileiro
Monografia apresentada à Universidade Estácio de Sá, como requisito final do curso de pós-graduação em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas.
Rio de Janeiro Janeiro de 2011
À Deus, Senhor e Criador de todas as coisas, meu eterno e presente redentor e amigo.
AGRADECIMENTOS
À Deus, que diariamente me concede a benção de viver e realizar meus sonhos.
À minha esposa, Eline Lacerda da Silva Valente, pelo amor, carinho e compreensão dedicados à minha pessoa, abrindo mão de nossos momentos de lazer em prol da realização de meu sonho.
Aos meus pais Edson da Costa Valente e Nice de Freitas Valente, pelo amor e carinho com que me criaram para conquistar meu sucesso profissional.
Aos meus sogros, Edmilson José da Silva e Raquel Lacerda da Silva, pela ajuda constante prestada nos momentos em que mais necessitava.
Aos meus demais familiares, pela benção de viver em família com todos vocês.
Aos coordenadores, professores e colegas de curso pela amizade desprendida durante a convivência nesse curso de especialização.
Aquele que se empenha a resolver as dificuldades, resolve-as antes que elas surjam. Aquele que se ultrapassa a vencer os inimigos, triunfa antes que as suas ameaças se concretizem. (Sun Tzu)
RESUMO
Atualmente, diferentes organizações tem envidado esforços na consecução de objetivos relacionados à análise e gerenciamento de riscos. Isso se deve, principalmente, à melhoria de seus produtos e satisfação de seus clientes em função dessas práticas. Nas Forças Armadas, tal paradigma não é diferenciado. Para o Exército Brasileiro, por exemplo, o produto de seu trabalho é a garantia da segurança nacional e da