Gestão de Projetos – Análise de Riscos da Corrida da Ponte 2013
Centro Universitário Estadual da Zona Oeste
Amanda Dias e Daniel Salino
Resumo
Introdução
Segundo VARGAS,2003 projeto é um empreendimento não repetitivo (único), caracterizado por uma sequência lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros pré-definidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade.
Gerenciar um projeto é “o processo de reunir e liderar uma equipe de pessoas e outros recursos, para estimar, planejar, acompanhar e controlar um número de tarefas relacionadas entre si, que resulta num produto final específico, que deve ser desenvolvido em um prazo, dentro de um orçamento e de acordo com certas especificações” (American Manegement Association).
São cinco os elementos essenciais da gestão de projetos: planejamento, análise crítica, verificação e validação e revisão. E para um gerenciamento de projetos efetivo deve-se integrar alguns fatores como: aquisições, escopo, riscos, qualidade, comunicação, tempo, recursos humanos e custo.
Os Riscos de um projeto são um conjunto de eventos que podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades que, caso se concretizem, influenciam o objetivo do projeto, negativamente ou positivamente, respectivamente (Gerenciamento de Riscos em Projeto – FGV Management). Definições semelhantes de risco foram publicadas pela US Project Management Institute (PMI) e pela UK Association for Project Management (APM):
* Evento ou condição incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo sobre pelo menos um objetivo do projeto, como tempo, custo, âmbito ou qualidade – PMI, PMBOK Guide 2004, pag. 238;
* Determinado evento ou conjunto de circunstâncias que, ao ocorrerem, terão efeito sobre a concretização dos objetivos do projeto – APM (1997, pág.16).
A Corrida da Ponte
Disputada pela primeira vez em 1981, a corrida voltou